Queijo Caseiro: Reaproveitando Leite Azedo


Hoje, quero compartilhar com vocês essa delícia de queijo caseiro que fiz no final de semana.
Ele fica com a textura de um queijo branco e ficou fino porque usei uma cuscuzeira média na hora de secar ele.

A receita para se fazer esse queijo caseiro é muito simples, mas precisa de algumas ressalvas:


  1. O Leite tem que ser ou o cru ou o pasteurizado (de saquinho). Não dá certo com o leite de caixinha. Então, na próxima vez que for ao mercado, traga pelo menos um leite de saquinho para testar essa receita.
  2. O processo de fervura do leite é uma caixinha de surpresas (e eu adoro isso kk). Como no caso estamos utilizando leite que azedou naturalmente, não tem como controlar o quanto ele azedou e o produto final pode variar. Se ao ferver ele criar uma massa mais compacta, vale a pena fazer o queijo, mas se ficar esfarelado, melhor tentar a ricota ou ainda a Ambrosia, um delicioso doce feito com leite azedo.
  3. O leite azedo não pode estar amarelado nem com gosto amargo. Se for o caso, descarte.

Receita de Queijo Caseiro:

Para a quantidade de queijo acima, eu usei três pacotes de leite já azedo. Deu em torno de 200 a 300 gramas de queijo. Você pode aumentar ou diminuir a quantidade de leite, de acordo com a sua necessidade.
Escolha uma panela que comporte todo o leite e ainda sobre espaço para você mexer e aguardar a fervura.
Quando ferver, você notará que irá separar a massa de leite com o líquido que é o soro de leite, também conhecido com Whey Protein (sim, e ainda melhor que a em pó industrializada - prometo que falo dela em outro artigo).
Deixe esfriar um pouco. Quando você conseguir colocar o dedo no líquido e aguentar alguns segundos, já pode continuar o processo. Neste momento,você pode adicionar um pouco de sal e outros temperos, se preferir. Vou ser sincera, nunca fiz isso. Prefiro o queijo natural para poder misturar também com doces.

Para a secagem você vai precisar de um recipiente furado. Pode ser: formas próprias para queijo, cuscuzeira (como no meu caso) ou uma peneira apoiada em algum recipiente. Pegue um pano de prato ou fralda novos (higiene é tudo 😊) e forre o recipiente. Não esqueça de colocar um recipiente para fazer a coleta do soro do leite. Vá despejando aos poucos o conteúdo da panela, tomando cuidado para o soro não transbordar. Caso encha o recipiente, transfira o soro para outro local e vá monitorando, de forma que o quejo não entre mais em contato com o soro e possa secar.

Coloque um pratinho em cima do queijo e alguma coisa para fazer peso e assim ajudar no processo de secagem. Como estou no Ceará e aqui é quente 24 horas por dia, deixei esse processo todo ocorrer na geladeira, por dois dias. Mas se o clima na sua cidade é mais ameno, você pode deixar em cima de uma mesa ou bancada e aguardar algumas horas. Só tome o cuidado de proteger para que não entre nenhum inseto.

Terminado esse processo, transfira o queijo para o recipiente que você deseja armazená-lo e aproveite.

Ps:. Amanhã posto receitas do que fazer com o soro do leite, a Whey Protein caseira. Caso você tenha optado por adicionar sal e outros temperos, use o soro de leite apenas em receitas salgadas como os molhos e caldos.

Não deixe de participar deste blog. Comente esta postagem abaixo. Utilize o nosso formulário de contato para sugestões, testemunhos e pedidos de oração. Vamos crescer juntas em Deus. Amém?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...