7 Atitudes Essenciais para ensinar valores positivos aos seus filhos

 educacao-filhos
Como pais temos uma responsabilidade muito grande sobre o caráter dos nossos filhos. O homem ou mulher do futuro, depende dos nossos ensinamentos hoje.

Neste artigo iremos apresentar 7 atitudes essenciais para ensinar valores positivos aos seus filhos.

Crie uma Noite da Família

Já falamos em outros artigos sobre a Noite da Família e o quanto ela é importante para favorecer os laços entre pais e filhos e entre irmãos. É uma solução simples que criará memórias para toda uma vida. Os temas podem ser planejados em conjunto e você se surpreenderá o quanto isto irá unir a família e o quanto você aprenderá sobre os seus filhos.

Conheça e Interaja com os amigos do seu filho

Não seja invasivo, mas aproveite para conhecer os amigos do seu filho. Você terá informações preciosas sobre o que interessa e motiva o seu filho e também ficará mais tranquilo quando precisar liberá-lo um pouco mais para alguma atividade em que você não possa estar.

Especialistas confirmam que os amigos são essenciais para o desenvolvimento da criança, ensinando conceitos como partilha, responsabilidade e confiança. Portanto, deixe que ele interaja com outras crianças da mesma faixa etária.

Permita que o seu filho escolha os interesse dele

Em uma sociedade competitiva como a de hoje, muitos pais entopem a agenda dos filhos com os mais variados tipos de cursos e atividades. Por mais bem intencionado que você esteja, experimente valorizar também os interesses do seu filho.

Hoje já se entende que o conceito de inteligência é relativo. Você pode muito bem ser “inteligente” em Matemática e se dar mal em Letras. O que não quer dizer que você é melhor ou pior do que alguém. O importante é você analisar as habilidades e tendências naturais do seu filho e direcioná-lo na escolha das atividades.

É importante também perceber se ele quer muito algo e depois desiste logo. Este também é um comportamento que deve ser analisado e tratado de forma a ensinar os conceitos de responsabilidade e perseverança. Sem descartar também se foi o método utilizado que não despertou o interesse da criança ou algum outro fator externo.

Enfim, não seja radical e converse com o seu filho. E se necessário, procure a ajuda de especialistas na hora de tomar decisões.

Cumpra com os compromissos

Quando assumir um compromisso com o seu filho, cumpra. Desta forma você o ensina através do exemplo. Se você prometeu levá-lo a algum lugar, matriculou naquele curso que ele tanto queria, faça de tudo para cumprir com a sua palavra. Desta forma você está ensinando a ele a importância de manter a palavra e cumprir compromissos.

Não permita que ele abandone as atividades na primeira dificuldade. Principalmente em casos onde ele faz parte de uma equipe e outras pessoas contam com ele. É uma ótima forma de ensinar estes princípios a ele.

Atribua responsabilidades na rotina familiar

Organize uma reunião de família e permita que cada um escolha uma responsabilidade na rotina familiar. Se ninguém se manifestar (o que é raro ocorrer), atribua você mesmo, mas ensine-os desde já a importância de todos participarem e ajudarem nas tarefas domésticas.

Este ensino pode vir desde as crianças menores que podem ajudar a por a mesa, juntar os brinquedos, etc.

Cuide para não sobrecarregá-lo

Fique atento a sinais de cansaço extremo. Talvez a agenda de seu filho esteja muito cheia de atividades e compromissos. Lembre-se que acima de tudo as crianças devem se divertir e brincar e não levar uma vida cheia de compromissos como os adultos.

Analise e se necessário corte atividades que estejam sobrecarregando a criança.

Incentive o conceito de “Um por todos e todos por um”

Sua família deve estar sempre unida e entender que todos fazem parte do mesmo time. Estão jogando juntos, seguindo em uma mesma direção. Estimule seus filhos a se relacionarem entre si, apoiarem uns ao outros em seus projetos e conquistas.

Ensine-os a valorizar a individualidade de cada um e que a família vem em primeiro lugar. Este é um conceito que é facilmente aprendido através do exemplo. Se os pais criam este ambiente, os filhos com certeza seguirão no mesmo caminho.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...