9 Maneiras de Passar Tempo de Qualidade com os Filhos

tempo-de-qualidade-filhos
Nos dias de hoje o nosso ativo mais precioso não é o dinheiro. É o tempo. Quanto mais tempo dispomos, mais produzimos, mais aproveitamos. Não vale nada ter todo o dinheiro do mundo a nossa disposição e não termos tempo para aproveitar as coisas boas da vida.

Infelizmente, muitas pessoas se dão conta da importância do tempo quando já é tarde demais. Tarde demais para cuidar da saúde, para fazer investimentos, para aproveitar a companhia daqueles que amamos.

Na correria do dia a dia, muitos pais saem cedo de casa e retornar quando os filhos já estão prestes a dormir, isto se já não estiverem dormindo. Neste artigo, trazemos 10 sugestões para que você aproveite e tire um tempo de qualidade com seus filhos. Com certeza este é um dos melhores investimentos que você pode fazer.



Tempo de Qualidade com os Filhos

  • Participe da rotina

Independente da hora que você chega em casa, escolha uma parte da rotina diária do seu filho que você pode (e cumprirá) fazer parte. Seja dar o banho antes de dormir, ler uma história, ajudar com as tarefas de casa, levar para a escola pela manhã, conversar quando você chega do trabalho, etc. Obviamente que irá variar dependendo da idade da criança ou adolescente, mas serão momentos que com certeza serão valorizados por vocês.
  • Valorize-os individualmente

Se você possui mais de um filho, certifique-se de investir tempo com cada um deles individualmente. O ideal é que este encontro seja semanal, só você e ele, sem o seu cônjuge e outros filhos. Deixe-o escolher o que vão fazer ou decidam juntos, mas permita que ele veja o quanto é importante para você.
  • Façam pelo menos uma refeição juntos diariamente

Veja o que melhor se encaixa na rotina de vocês e façam pelo menos uma refeição juntos, por dia. Aproveitem para conversar e perguntar uns aos outros sobre seu dia. Uma ideia é o jogar o jogo Altos e Baixos, onde cada um deve falar um ponto alto e outro baixo do seu dia. Uma ótima forma de saberem sobre como cada um está se sentindo naquele momento.

Aproveite também para delegar funções neste momento, como por exemplo: ajuda para colocar a toalha, pratos e talheres, ajuda para lavar a louça e até mesmo para fazer a comida, dependendo da idade dos seus filhos.
  • Compartilhem um Hobby

Escolha um hobby que você possa compartilhar com o seu filho. Desde um projeto de ciências ao aprendizado de uma nova língua ou a prática de um esporte. O importante é que os dois compartilhem do mesmo gosto pelo projeto. Dê preferência aos interesses do seu filho. Será uma ótima forma de você analisar o comportamento e gostos dele.
  • Divirta-se ao nível deles

Ao invés de desejar que seus filhos subam até o seu nível intelectual e se divirtam com aquilo que você gosta, preste atenção no que eles fazem para se divertir e junte-se a eles. Seja jogar vídeo-game, assistir desenhos e seriados, brincar com carrinhos, montar lego, etc. Dependendo da idade do seu filho, você pode até sentir uma barreira no início, mas com certeza no final ele irá gostar da sua companhia. Principalmente se você evitar posturas críticas e competitivas.
  • Valorize os tempos curtos

Mesmo que a agenda da família seja apertada, valorize o tempo que você tem com seus filhos. Seja levando eles para a escola ou buscando na casa de um amigo, aproveite para colocar a conversa em dia. Pergunte sobre o dia deles, sobre o que gostariam de estar fazendo, sobre a Bíblia, enfim, o importante é manter este diálogo, mesmo quando eles não precisam levar sermões.
  • Noite/Dia da Família

De preferência semanal e no máximo quinzenal. Esta deve ser uma atividade onde todos devem estar e serve para aproveitar o tempo juntos. Vocês podem fazer jogos, jantares típicos ou temáticos, festas, etc. Desde que todos participem e estejam juntos. Vocês podem também estipular um dia para uma reunião de família onde serão discutidos assuntos relativos a rotina (próximas férias, tema do dia da família, regras da casa, tarefas, etc).

  • Demonstrações de Carinho

Aproveita cada momento que você puder com os seus filhos e demonstre a eles o quanto os ama. Seja com beijos, abraços, cafunés. Muitos pais acham que os filhos sabem o quanto eles os amam só porque não deixam faltar nada financeiramente. Mas a necessidade dos nossos filhos vai muito além disso. Demonstre isso através de pequenos gestos que não tem a ver com o seu poder aquisitivo e sim com o amor que você sente por eles.
  • Estude a Bíblia com eles

Certifique-se de separar um tempo para estudar a Bíblia e ensinar princípios aos seus filhos. Cuide para que o clima não seja o do sermão do domingo no templo e sim um estudo bíblico interativo onde seus filhos podem ter liberdade para fazer perguntas e expressar suas opiniões. Vocês podem iniciar a leitura de um livro específico ou fazer um estudo por temas. Aproveite e permita que seus filhos participem no processo de escolha dos temas.

Estas são 9 maneiras de Passar Tempo de Qualidade com os filhos. E você? Quais as maneiras que usa para passar tempo de qualidade com seus filhos? Aproveite e deixe seu comentário aqui embaixo. 
Continue visitando o nosso blog para muitas outras ideias para valorizar o tempo com sua família.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...