Maratona Casa Organizada: 5° dia – Organize o Banheiro e a Lavanderia

Organize a casa em 7 dias

Organizar Lavanderia e Banheiro

Hoje continuaremos com a nossa sequencia de artigos sobre a organização da casa em 7 dias. O quinto dia é para a limpeza dos banheiros e lavanderia.
Abaixo estão os links dos artigos anteriores onde aprendemos a organizar a sala de estar, o quarto, home office e cozinha:

- Maratona Casa Organizada: 1° dia – Sala

- Maratona Casa Organizada: 2° e 3° dia – Quartos e Home-Office

- Maratona Casa Organizada: 4º dia – Cozinha

Vamos relembrar algumas dicas que já passamos nos artigos anteriores e também serão válidas para a tarefa de hoje:

  1. Programe-se: Faça em um dia que você esteja totalmente disponível para se dedicar a limpeza e organização. Com interrupções, talvez seja difícil retomar o fio da meada.
  2. Esteja de bom humor: Esta tarefa pode se torna um tanto estressante, mas fique firme e foque no resultado final.
  3. Incentive a participação da família: Que tal chamar toda a família para um trabalho conjunto? É uma ótima oportunidade para ensinar princípios de organização e limpeza, e evitar novos transtornos.
  4. Ensine-os a mudar os hábitos:
    • devolver as coisas para os seus lugares, após o uso;
    • jogar fora o que não usa mais;
    • guardar sapatos e casacos assim que chegar da rua;
    • não deixar carteiras e bolsas espalhadas pela casa.
  5. Entenda a relação tempo x utilidade: Existem coisas que guardamos por anos, mentindo para nós mesmos que um dia iremos usar. Não faça isso. Se está parado a mais de um ano e ninguém usou, provavelmente virá mais um ano e ninguém irá usar.
  6. Abra espaço para receber coisas novas: Usando a dica acima, abra espaço para que coisas novas venham até você. Doe ou venda, o que não usa mais ou o que não usa com tanta freqüência. O que não combina mais com a decoração da casa ou com o seu estilo.
  7. Ferramentas: Deixe a mão uma lixeira, espanador e vassoura, para não precisar se deslocar a outro cômodo.
Dicas relembradas, acrescento mais uma:
     8.     Use luvas: O banheiro é um dos cômodos mais sujos da casa, além disso, tanto no banheiro quanto na lavanderia, usamos produtos químicos mais pesados. Sendo assim, providencie um par de luvas de borracha para todos os que forem por as mãos à obra.

5º dia: Organize o Banheiro

  • Comece retirando todos os produtos de prateleiras, armários e bancadas. Verifique as datas de validade, se há embalagens vazias ou inutilizáveis, produtos que nunca foram usados (e provavelmente nunca serão) e jogue fora tudo o que não está próprio para uso, principalmente se a textura ou o cheiro forem
  • Separe os produtos que são usados diariamente e pense em uma forma prática de armazená-los. De forma que facilite o acesso a eles e também a limpeza. Use bandejas, potes, enfim, o que se adequar melhor a decoração e utensílios do seu banheiro. Lembre-se de manter as escovas de dentes em um recipiente tampado ou use aqueles protetores plásticos.
  • Organize o box, deixando apenas os itens que são usados durante o banho. Lembre de efetuar a troca das esponjas a cada dois meses, evitando assim, fungos e bactérias.
  • Selecione os produtos que sobraram, dividindo-os em categorias (ex:. cabelos, corpo, unhas, etc.) Escolha um modelo de organizador que se adapte ao seu espaço. Podem ser caixas de plástico ou papelão, potes, divisores de gavetas, etc. Disponha de uma forma que facilite na hora de encontrar os itens. Se possível, use rótulos ou etiquetas de identificação.
  • Estoque os itens básicos de higiene. Se você não possuir muito espaço, pelo menos deixe um item de cada para ser utilizado em caso de emergências. :)
  • Escovas, pentes, secadores e outros equipamentos elétricos, podem ficar em gavetas, ou caixas plásticas embaixo da pia, ou ainda em ganchos na porta de ármarios ou atrás da própria porta do banheiro.
  • Se possível, providencie um toalheiro e armazene as toalhas no próprio banheiro.

5º dia: Organize a lavanderia

  • Separe todos os produtos das prateleiras e armários, verificando embalagens vazias, data de validade, etc. Jogue fora tudo o que não poderá ser utilizado.
  • Organize os produtos de uso frequente em um local que você tenha fácil acesso e os produtos restantes armazene com o auxílio de caixas. Lembre que todos os produtos devem estar longe do alcance de crianças e animais.
  • Organize baldes, bacias e outros acessórios de forma que não atrapalhe a passagem e a rotina, mas que estejam a mão quando você precisar.
  • Se for necessário, aproveite para efetuar uma limpeza na sua máquina de lavar (verifique o manual).
  • Verifique se você precisa comprar algum item para lhe ajudar nas tarefas do dia a dia, ou que vá lhe auxiliar na organização. Jogue fora (doe/venda) todos os supérfluos e acessórios que você comprou mas nunca usou.
Então é isso. Finalizamos o nosso quinto dia de organização da casa. No próximo artigo desta série, veremos os dois últimos dias. Fique atento e não perca. Todo o conteúdo que produzimos neste blog foi pensado para você.
Não deixe de participar deste blog. Comente esta postagem abaixo. Utilize o nosso formulário de contato para sugestões, testemunhos e pedidos de oração. Vamos crescer juntas em Deus. Amém?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...