Como Fazer Pão Caseiro Fácil

Aprenda neste artigo, como fazer pão caseiro.


São poucas as pessoas que resistem a um delicioso pão caseiro, principalmente quando o cheiro de recém-saído do forno inunda a casa.

Fui acostumada com pão caseiro desde pequena feito por minha mãe, meu pai, minhas avós e quando casei comecei a fazer para o marido também. Mas nunca consegui acertar a receita deles ou melhor, deixar o pão tão gostoso quanto o deles.

Minha avó paterna assa no forno a lenha, o que eu considero uma vantagem a mais, mas sei que é possível fazermos um delicioso pão caseiro no fogão a gás.

Sendo assim, pesquisei por muito tempo várias receitas procurando aquela que reunia praticidade na hora de fazer e também um resultado satisfatório em sabor e tamanho do pão. Já fiz várias receitas (mais de 20), mas a que vou passar para vocês hoje é a que eu tive o melhor resultado. Pães grandes, fofinhos e deliciosos.

A receita original era com fermento de padaria, mas eu utilizo o fermento instantâneo.

Receita de Pão Caseiro Fácil

Segue abaixo a receita de Pão Caseiro Super Fácil. Rende cerca de 3 pães médios. Você pode adaptar a receita de acordo com a sua necessidade.

Ingredientes para Pão Caseiro Fácil:

  • ½ litro de água morna
  • 1 pacotinho de fermento biológico seco instantâneo
  • 1 colher de sopa de sal
  • ½ copo de óleo
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 kg de farinha de trigo

Modo de Preparo Pão Caseiro Fácil:

Misture a água morna, o sal, o óleo e o açúcar, mexendo bem. Acrescente aos poucos a farinha de trigo misturada com o fermento. Sove bem até formar bolhas. Coloque a massa em um recipiente e cubra.

Pegue um pouquinho de massa e faça uma bolinha e coloque em um copo com água. Quando a bolinha subir, é a hora de modelar os pães e colocá-los nas formas. Cubra-os novamente e deixe descansar mais 40 minutos.

Passado o tempo, pré-aqueça o forno a 180 graus. Prepare uma mistura de uma gema batida com um fio de óleo e pincele sobre os pães. Leve os pães ao forno diminuindo a temperatura para fogo baixo. Asse por cerca de 20 a 30 minutos dependendo da potência do seu forno.Passado esse tempo, aumente a temperatura e asse por mais 15 a 20 minutos em fogo médio para que o pão doure.

Para saber se o pão está no ponto, espete um palito. Se sair pedacinhos de massa, asse mais um pouco. Se o palito sair limpo, seu pão está pronto.

Pão Caseiro Fácil: Dicas

  • Você pode usar esta mesma massa e fazer pãezinhos menores. Basta modelar e colocar em formas de bolo, deixando espaço suficiente para crescerem
  • Você pode acrescentar bacon picadinho ou lingüiça frita desmanchada à massa. Tendo assim um delicioso pão salgado.
  • Experimente rechear o pão grande ou os mini pãezinhos com queijo, presunto e molho de tomate. Ou qualquer outro recheio da sua preferência, tendo uma ótima opção para o lanche.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...