10 dicas para resolver conflitos no seu casamento

casal-sem-conflitos
Você já ouviu um casal se gabando que nunca brigam, que concordam em tudo? Na maioria dos casos este é um sinal de alerta de que o relacionamento está correndo sérios riscos.
Em todo relacionamento é normal, em algum momento, haver conflitos. É saudável. Mas a maneira que estão conflitos são resolvidos que ditarão a qualidade deste relacionamento.
Lendo o livro Garoto encontra Garota de Joshua Harris, encontrei uma citação do livro Love That Lasts (Amor que dura), Gary e Betsy Ricucci, onde eles compartilham 10 dicas de comunicação que podem ajudá-lo quando estiver em uma situação de conflito no seu casamento:

  1. Aprenda a expressar seus sentimentos e frustações honestamente, mas sem acusar ou atacar a outra pessoa. (O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento. Provérbios 11:9).
  2. Escolha palavras, expressões e um tom de voz que sejam gentis. Não use um discurso que possa facilmente ofender ou disparar uma discussão (A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15:1).
  3. Não exagere, distorça ou aumente a verdade. Evite palavras extremas como nunca e sempre (Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Efésios 4:25).
  4. Dê exemplos reais e específicos. Se necessário, crie notas antes de se comunicar. Fique longe das generalidades.
  5. Comprometa-se a buscar soluções ao invés de aumentar a discórdia. Vingar-se não é o alvo – você quer resolver as coisas (A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Romanos 12:17).
  6. Ouça o que a outra pessoa está dizendo, sentindo e precisando. Tente detectar suas preocupações ocultas (Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Tiago 1:19)
  7. Recuse-se a alimentar amargura, ira, raiva ou discussão. Apesar de estas emoções serem normais, alimentá-las é pecado (Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Efésios 4:26)
  8. Não hesite em reconhecer o próprio fracasso, e esteja pronto a perdoar a outra pessoa. Certifique-se de não guardar ressentimentos (Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe. Lucas 17:3,4)
  9. Continue conversando e fazendo perguntas até que tenha certeza de que ambos entenderam claramente o que o outro está dizendo e sentindo. Encorajem-se enquanto buscam uma solução (Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. Romanos 14:19).
  10. Treine sua boca e coração até que você possa dizer a coisa certa no momento certo, da forma certa e pelos motivos corretos!
Fonte: HARRIS, Joshua: Garoto encontra Garota – Belo Horizonte: Editora Atos, 2007.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...