Dengue – Quando ela bate na sua porta

dengue
Aqui no Nordeste estamos no inverno, que é como eles chamam a época de chuva. Com isso, aumenta a incidência de mosquitos e com ela a incidência da Dengue.

Outras regiões do país estão passando por um surto parecido, mas você só começa a prestar atenção de verdade quando a doença bate na sua porta.

A Dengue lá em casa

No dia 26 de março completamos 4 anos de casados. Tínhamos planejado várias coisas para o dia, mais o Jeff amanheceu com dores pelo corpo, febre e cansaço. Passei o dia cuidando dele e até postei uma foto no Instagram comentando o acontecido.

Mas naquela mesma noite quem começou a passar mal fui eu. Os mesmos sintomas, com 24 horas de diferença. Caímos os dois de cama e graças a Deus o Lorenzo não foi afetado. Mas tivemos bastante dificuldades de cuidar um do outro e cuidar do Lorenzo também. Mas não queríamos acreditar que estávamos com Dengue, achávamos que era alguma virose.

Somente no domingo a noite que convenci o Jeff a procurarmos uma Unidade de Pronto Atendimento já que a febre não baixava e estávamos os dois com 38,5. Conseguimos algumas pessoas para ficar com o Lorenzo e fomos para o atendimento.

Desde então passamos por uma rotina de soro, exames de sangue e muitas fraqueza. Na quarta-feira a minha mãe que mora em Santa Catarina veio para nos ajudar. Foi uma surpresa e tanto. E louvei a Deus pela iniciativa dela. Só quem passa por isso sabe o quanto é difícil ficar em pé, o que dizer de fazer as atividades domésticas.

Hoje, depois de 10 dias, já estamos bem melhor. Ainda um pouco fracos e nos recuperando, mas nem se compara com o que passamos nestes dias.

O que é Dengue?

A Dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti.

Em sua maioria os casos possuem uma evolução clínica leve e a recuperação ocorre entre 5 e 7 dias do início dos sintomas. Mas uma pequena parte de pacientes possui uma evolução para doença grave.

Sintomas da Dengue

Geralmente os sintomas da dengue iniciam-se de uma hora para outra. A pessoa apresenta:
  • Febre alta
  • Dores de cabeça
  • Cansaço
  • Dor muscular e nas articulações
  • Indisposição
  • Enjôos
  • Vômitos
  • Machas vermelhas na pele
  • Dor abdominal (principalmente em crianças).
Caso apareça alguns dos sintomas abaixo, procure imediatamente auxílio médico, pois pode ser sinal de Dengue Hemorrágica:
  1. Dor abdominal intensa e contínua (não cede com medicação usual);
  2. Agitação ou letargia;
  3. Vômitos persistentes;
  4. Pulso rápido e fraco;
  5. Hepatomegalia dolorosa;
  6. Extremidades frias;
  7. Derrames cavitários;
  8. Cianose;
  9. Sangramentos espontâneos e/ou prova de laço positiva;
  10. Lipotimia;
  11. Hipotensão arterial;
  12. Sudorese profusa;
  13. Hipotensão postural;
  14. Aumento repentino do hematócrito;
  15. Diminuição da diurese;
  16. Melhora súbita do quadro febril até o 5 dia;
  17. Taquicardia.
Fonte: Dengue – Aspectos Epidemiológicos, diagnóstico e tratamento (Ministério da Saúde)

sintomas

Tratamento para a Dengue

Não existe um tratamento específico para a Dengue. O que existe é um tratamento sintomático. Isto é, toma-se muito líquido para evitar a desidratação e em caso de dores e febres é receitado um antitérmico como o paracetamol ou dipirona. Em alguns casos, pode-se também receitar hidratação intravenosa.

É importante que não se pratique a automedicação e evite-se remédios a base de Acido Acetilsalicílico ou com esta substância associada (AAS e Aspirina, por exemplo). Outros anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno, etc) também devem ser evitados, pois o uso destes medicamentos podem aumentar o risco de sangramentos.

Prevenção da Dengue

Para evitar que a Dengue chegue até a sua casa, você pode tomar algumas providências:

evitar-dengue

É importante que todos façam a sua parte. Se você fizer e o seu vizinho não, todos da vizinhança estarão correndo o mesmo risco. Por isso, todos devem se conscientizar e tomar as providências necessárias para eliminar os focos de larvas e combater os mosquitos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...