
Aqui no Nordeste estamos no inverno, que é como eles chamam a época de chuva. Com isso, aumenta a incidência de mosquitos e com ela a incidência da Dengue.
Outras regiões do país estão passando por um surto parecido, mas você só começa a prestar atenção de verdade quando a doença bate na sua porta.
A Dengue lá em casa
No dia 26 de março completamos 4 anos de casados. Tínhamos planejado várias coisas para o dia, mais o Jeff amanheceu com dores pelo corpo, febre e cansaço. Passei o dia cuidando dele e até postei uma foto no Instagram comentando o acontecido.
Mas naquela mesma noite quem começou a passar mal fui eu. Os mesmos sintomas, com 24 horas de diferença. Caímos os dois de cama e graças a Deus o Lorenzo não foi afetado. Mas tivemos bastante dificuldades de cuidar um do outro e cuidar do Lorenzo também. Mas não queríamos acreditar que estávamos com Dengue, achávamos que era alguma virose.
Somente no domingo a noite que convenci o Jeff a procurarmos uma Unidade de Pronto Atendimento já que a febre não baixava e estávamos os dois com 38,5. Conseguimos algumas pessoas para ficar com o Lorenzo e fomos para o atendimento.
Desde então passamos por uma rotina de soro, exames de sangue e muitas fraqueza. Na quarta-feira a minha mãe que mora em Santa Catarina veio para nos ajudar. Foi uma surpresa e tanto. E louvei a Deus pela iniciativa dela. Só quem passa por isso sabe o quanto é difícil ficar em pé, o que dizer de fazer as atividades domésticas.
Hoje, depois de 10 dias, já estamos bem melhor. Ainda um pouco fracos e nos recuperando, mas nem se compara com o que passamos nestes dias.
O que é Dengue?
A Dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti.
Em sua maioria os casos possuem uma evolução clínica leve e a recuperação ocorre entre 5 e 7 dias do início dos sintomas. Mas uma pequena parte de pacientes possui uma evolução para doença grave.
Sintomas da Dengue
Geralmente os sintomas da dengue iniciam-se de uma hora para outra. A pessoa apresenta:
- Febre alta
- Dores de cabeça
- Cansaço
- Dor muscular e nas articulações
- Indisposição
- Enjôos
- Vômitos
- Machas vermelhas na pele
- Dor abdominal (principalmente em crianças).
Caso apareça alguns dos sintomas abaixo, procure imediatamente auxílio médico, pois pode ser sinal de Dengue Hemorrágica:
- Dor abdominal intensa e contínua (não cede com medicação usual);
- Agitação ou letargia;
- Vômitos persistentes;
- Pulso rápido e fraco;
- Hepatomegalia dolorosa;
- Extremidades frias;
- Derrames cavitários;
- Cianose;
- Sangramentos espontâneos e/ou prova de laço positiva;
- Lipotimia;
- Hipotensão arterial;
- Sudorese profusa;
- Hipotensão postural;
- Aumento repentino do hematócrito;
- Diminuição da diurese;
- Melhora súbita do quadro febril até o 5 dia;
- Taquicardia.
Fonte: Dengue – Aspectos Epidemiológicos, diagnóstico e tratamento (Ministério da Saúde)

Tratamento para a Dengue
Não existe um tratamento específico para a Dengue. O que existe é um tratamento sintomático. Isto é, toma-se muito líquido para evitar a desidratação e em caso de dores e febres é receitado um antitérmico como o paracetamol ou dipirona. Em alguns casos, pode-se também receitar hidratação intravenosa.
É importante que não se pratique a automedicação e evite-se remédios a base de Acido Acetilsalicílico ou com esta substância associada (AAS e Aspirina, por exemplo). Outros anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno, etc) também devem ser evitados, pois o uso destes medicamentos podem aumentar o risco de sangramentos.
Prevenção da Dengue
Para evitar que a Dengue chegue até a sua casa, você pode tomar algumas providências:
É importante que todos façam a sua parte. Se você fizer e o seu vizinho não, todos da vizinhança estarão correndo o mesmo risco. Por isso, todos devem se conscientizar e tomar as providências necessárias para eliminar os focos de larvas e combater os mosquitos.
Nenhum comentário :
Postar um comentário