Maratona Casa Organizada: 4° dia – Organize a Cozinha

Organize a casa em 7 dias

cozinha-baguncada
Dando continuidade a nossa maratona de organização da casa, vamos organizar a cozinha.
Abaixo estão os links dos artigos anteriores onde aprendemos a organizar a sala de estar, o quarto e o home office:

- Maratona Casa Organizada: 1° dia – Sala

- Maratona Casa Organizada: 2° e 3° dia – Quartos e Home-Office


Talvez a cozinha seja o cômodo que vai precisar da limpeza mais pesada, mas antes de começarmos, quero relembrar as dicas que passamos nos artigos anteriores:

  1. Programe-se: Faça em um dia que você esteja totalmente disponível para se dedicar a limpeza e organização. Com interrupções, talvez seja difícil retomar o fio da meada.
  2. Esteja de bom humor: Esta tarefa pode se torna um tanto estressante, mas fique firme e foque no resultado final.
  3. Incentive a participação da família: Que tal chamar toda a família para um trabalho conjunto? é uma ótima oportunidade para ensinar princípios de organização e limpeza, e evitar novos transtornos.
  4. Ensine-os a mudar os hábitos:
    • devolver as coisas para os seus lugares, após o uso;
    • jogar fora o que não usa mais;
    • guardar sapatos e casacos assim que chegar da rua;
    • não deixar carteiras e bolsas espalhadas pela casa.
  5. Entenda a relação tempo x utilidade: Existem coisas que guardamos por anos, mentindo para nós mesmos que um dia iremos usar. Não faça isso. Se está parado a mais de um ano e ninguém usou, provavelmente virá mais um ano e ninguém irá usar.
  6. Abra espaço para receber coisas novas: Usando a dica acima, abra espaço para que coisas novas venham até você. Doe ou venda, o que não usa mais ou o que não usa com tanta freqüência. O que não combina mais com a decoração da casa ou com o seu estilo.
  7. Ferramentas: Deixe a mão uma lixeira, espanador e vassoura, para não precisar se deslocar a outro cômodo.
Dicas relembradas, mãos a obra.

Cozinha arrumada

    4° dia: Organizar a cozinha

  • Comece lavando a louça e limpando o fogão, armários e bancadas. Organize tudo que estiver ali em cima, deixando a mão somente o necessário.
  • Organize os armários. Separe pratos, copos, tigelas e xícaras em um armário de fácil acesso. Faça pilhas com os pratos, dividindo por tipo. Uma pilha para os rasos, outra para os fundos, etc. Tome cuidado com a quantidade que você coloca para a pilha não ficar muito pesada e acabar trincando os pratos. As tigelas podem ser empilhadas, no máximo 3. As xícaras podem ser penduradas pela asa em ganchos fixados dentro ou embaixo do armário. Os copos devem ficar de cabeça para baixo, dentro do armário.
  • Organize a gaveta de talheres com divisórias e separe colheres, garfos e facas. Outra opção é usar potes de vidro ou similares, mas também separe os tipos de talheres.
  • Organize os recipientes maiores. Usando divisórias verticais nos armários, você pode guardar formas, refratários, bandejas e frigideiras. Isso facilita a visualização e a retirada. As panelas podem ser empilhadas e as tampas enfileiradas, da maior para menor, usando uma caixa plástica.
  • Deixe o material de limpeza guardado em um pote plástico ou um cesto sem tampa. Coloque ele na pia, somente no momento de uso.
  • Tudo o que estiver rachado ou quebrado, jogue no lixo ou recicle.
  • Quando você estiver na cozinha, em sua rotina normal, preste atenção sobre o que é prático e o que precisa melhorar na disposição de armários e utensílios.

- Leia também: Precisa de Prateleiras para a Cozinha? Faça Você Mesma


Reforce para que os hábitos de limpeza e organização continuem sendo repetidos diariamente. Isso inclui não acumular louças e utensílios desnecessários sobre a pia.

E não perca o nosso próximo artigo sobre a organização do banheiro e da lavanderia.

Não deixe de participar deste blog. Comente esta postagem abaixo. Utilize o nosso formulário de contato para sugestões, testemunhos e pedidos de oração. Vamos crescer juntas em Deus. Amém?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...