Maratona Casa Organizada: 1° dia – Sala

Organize a casa em 7 dias

Copyright: / 123RF Stock Photo
Com a correria do dia a dia, muitas vezes não conseguimos manter a casa organizada. Mas muitas pessoas utilizam a época das festas (ou férias) para poder dar uma geral na casa e manter tudo limpo e organizado.

Este é o primeiro artigo de uma série que irá lhe ajudar nesta tarefa. Encontre aqui dicas gerais e separadas por cômodos, que com certeza irão deixar tudo arrumado. Sem muito stress e de forma efetiva.

Algumas dicas

Antes de começar quero dar algumas dicas:
  1. Programe-se: Faça em um dia que você esteja totalmente disponível para se dedicar a limpeza e organização. Com interrupções, talvez seja difícil retomar o fio da meada.
  2. Esteja de bom humor: Esta tarefa pode se torna um tanto estressante, mas fique firme e foque no resultado final.
  3. Incentive a participação da família: Que tal chamar toda a família para um trabalho conjunto? é uma ótima oportunidade para ensinar princípios de organização e limpeza, e evitar novos transtornos.
  4. Ensine-os a mudar os hábitos:
    • devolver as coisas para os seus lugares, após o uso;
    • jogar fora o que não usa mais;
    • guardar sapatos e casacos assim que chegar da rua;
    • não deixar carteiras e bolsas espalhadas pela casa.
  5. Entenda a relação tempo x utilidade: Existem coisas que guardamos por anos, mentindo para nós mesmos que um dia iremos usar. Não faça isso. Se está parado a mais de um ano e ninguém usou, provavelmente virá mais um ano e ninguém irá usar.
  6. Abra espaço para receber coisas novas: Usando a dica acima, abra espaço para que coisas novas venham até você. Doe ou venda, o que não usa mais ou o que não usa com tanta frequência. O que não combina mais com a decoração da casa ou com o seu estilo.
  7. Ferramentas: Deixe a mão uma lixeira, espanador e vassoura, para não precisar se deslocar a outro cômodo.
Dicas dadas, mãos a obra. Nosso primeiro dia, organizar a sala.


1°  DIA: ORGANIZAR A SALA

O bom de começar pela sala é que normalmente ali você encontrar itens de todos os lugares da casa. Então comece por eles.
  • Selecione baldes ou cestos de acordo com a quantidade de moradores da casa. Então comece a juntar os itens espalhados ou que não pertencem ao cômodo e coloque no cesto correspondente. Você pode incluir cestos para outros cômodos também, caso tenha itens de uso comum, mas que estão nos lugares errados. Depois é só devolver para o lugar correto.
  • Jogue fora jornais e revistas velhos. Se há algum artigo que lhe interesse, guarde a página ou escaneie. Caso colecione revistas, guarde em um porta revistas decorativo ou em caixas organizadoras.
  • Providencie uma bandeja ou caixa decorativa para ficar próximo a porta de entrada. Servirá para deixar chaves, correspondências, carteira, etc. Isto evita a bagunça em cima da mesinha lateral próximo a porta (ou é só aqui em casa?) Use algo que combine com a decoração da sala.
  • Evite colocar muitas fotos, pois, em excesso, elas poluem o ambiente. Escolha apenas alguns porta-retratos e os concentre em uma mesa lateral. Você pode ir alternando as fotos depois de determinado período. Outra opção, são os porta-retratos digitais.
  • Os CD’s e DVD’s podem ser organizados em organizadores próprios ou caixas decorativas. Caso use os organizadores de estantes, onde eles ficam na capa original, lembre de limpar a cada 15 dias, evitando assim mofo e poeira.
  • Se algumas louças não cabem na cozinha, providencie um móvel próprio, como cristaleira ou buffet.
  • Organize os quadros das paredes. Assim como as fotos, veja se não está na hora de modificar a disposição ou a moldura. Renovar o visual.
É isso. Descanse e se prepare para o 2° e 3° dias (caso necessário) e a organização dos quartos.

This work is licensed under a Creative Commons license.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...