Ministérios de Mulheres

ministerio-mulheres
Desde o princípio Deus tem um cuidado especial com as mulheres e cada Igreja deve ter o mesmo cuidado. Graças a Deus a nossa realidade está mudando e praticamente todas as Igrejas possuem um ministério voltado para as mulheres.
Não significa criar uma Igreja dentro de outra Igreja e sim criar um ambiente diferenciado com temas diferenciados que vão de encontro as necessidades da mulheres e que não são abordados ou aprofundados nas reuniões tradicionais.

A importância de participar

Hoje em dia está virando moda não ter Igreja ou ir aos cultos somente aos domingos, como se a congregação e o ato de congregar não fosse parte do plano de Deus para nós.
Isto é totalmente refutado pelos Salmos abaixo, escritos pelo Rei Davi:
Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. Salmos 122:1
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3
E também o escritor aos Hebreus nos exorta dizendo:
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:25
Vários outros versos na Bíblia fazem referência ao congregar-se e comunhão com os irmãos, pois desta forma nos fortalecemos uns aos outros e nos ajudamos na caminhada cristã.
Obviamente que estes versículos não eram específicos para o ministério de mulheres e sim para os serviços da Igreja de modo geral, mas o ministério de mulheres é uma ferramenta para a exortação específica, com temas específicos e momentos especiais de relacionamento com Deus e com as irmãs.
O Apóstolo Paulo, em sua carta a Tito, pede que as mulheres mais velhas (maduras espiritualmente) sejam ensinadas pelo líder da Igreja e repassem esse ensinamento as mais novas:
Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada. Tito 2:3-5
Desta forma, o ministério feminino é uma excelente ferramenta para que estes ensinamentos sejam repassados de forma direta e produtiva. Toda mulher que está em busca da excelência como esposa e mãe, além de aprender como cumprir o seu propósito nesta terra, considerará a participação no ministério feminino como imprescindível para o seu crescimento espiritual e como consequência em todas as áreas da sua vida.

Como criar um ministério com mulheres

1o Passo: Oração

Com certeza este é o passo mais importante em todos os projetos que  nascem em nosso coração. Ore, ore e ore mais. Você precisa esperar o tempo e o movimento de Deus para seguir em frente.
Não fale com ninguém antes de receber a resposta do Senhor. Assim você evita gerar decepções e falsas expectativas em pessoas que não são maduras o suficiente para ouvir um não.
Quando você receber a resposta de Deus, prepare-se para o próximo passo.

2o. Passo: Compartilhe sua visão com o líder da Igreja

Após orar e receber a confirmação de que este ministério é o propósito de Deus para o tempo que a sua Igreja está vivendo, você deve compartilhar com o líder da Igreja as suas ideias e visão para o ministério feminino. Crie um esboço de como você imagina que deverá ser o ministério de mulheres e qual o objetivo da criação dele, isto é, como o ministério irá impactar as mulheres da comunidade e a Igreja.
Esteja aberta para ouvir sugestões e críticas, carta branca para iniciar as atividades e até mesmo para ouvir um não, pedindo que você espere mais um pouco. Caso o posicionamento do seu líder seja contrário ao início do ministério, coloque tudo nas mãos de Deus e retorne ao primeiro passo, deixando que Deus exorte quem necessita ser exortado. Normalmente, quando recebemos o “Ok” de Deus, ele já providencia tudo. Mas isto não impede que você seja provada em alguma área ou o seu líder seja teimoso e atrase um pouco o plano de Deus para as mulheres da sua Igreja.
Outro ponto importante é que o líder pode gostar da sua ideia, decidir implantar ela na sua Igreja, mas decidir também que outra pessoa é a indicada para assumir a liderança deste ministério. Você deve ser madura o suficiente para entender que está a serviço da Igreja, seja como líder ou como voluntária e coloque toda a sua energia a disposição do(a) novo(a) líder. Seja qual for a reação do líder, tome o cuidado de não agir com rebeldia, para não iniciar um ministério já fadado ao fracasso, debaixo de uma maldição.
Recebendo uma decisão positiva do seu líder, passe para o próximo passo.

3o Passo: Pesquisa

Antes de prosseguir com o planejamento, pesquise muito. Procure por ideias de estudos bíblicos, atividades e reuniões, enfim, todas as ferramentas possíveis que podem lhe auxiliar no planejamento do ministério de modo geral.
Você pode criar um caderno específico ou utilizar o computador para organizar todas as ideias que você encontrar e tiver.
Uma ferramenta que gosto muito de utilizar para organizar ideias é o Evernote. Nele você pode criar cadernos virtuais, digitar notas e capturar artigos da Internet para usar depois com a ferramenta Web Clipper. Isto é só um pouco do que esta ferramenta faz. Vale a pena conhecer, independente da área que você trabalhe ou necessite.
Aproveite também para fazer uma pesquisa com as mulheres da Igreja e da comunidade, buscando descobrir quais as necessidades e anseios delas com relação as atividades da Igreja e o ministério de mulheres e como elas gostariam de se envolver no ministério. Você pode fazer uma pesquisa direta no começo ou final dos cultos, através das redes sociais, entrando em contato via telefone ou visita, mas também pode organizar uma reunião, convidando todas as mulheres da Igreja a participar e contribuir com suas ideias.
Com tudo organizado e catalogado, passe para o próximo passo.

4o Passo: Planejamento

Comece a planejar as reuniões, atividades, equipes de liderança e apoio e coloque todos os detalhes no seu ministério de mulheres. Use as pesquisas que você coletou como um guia, mas o mais importante, conheça as mulheres da Igreja, seus momentos e necessidades e use isto para nortear o planejamento do ministério.
Planeje uma agenda, de preferência anual, mas você pode fazer da forma que melhor se adapte a realidade da sua Igreja.

5o. Passo: Lançamento

Organize um evento especial para o lançamento do ministério de mulheres. Pode convidar um cantor ou pregador especial, organizar uma programação diferenciada, enfim, use a criatividade para que este evento seja realmente especial e apresente os objetivos do ministério de mulheres para todas as irmãs da Igreja.

6o Passo: Continue

Passada toda a fase de planejamento inicial, continue o trabalho planejando os próximos passos de forma que o ministério não caia na monotonia e possa suprir as necessidades das mulheres de sua Igreja e comunidade.

Precisa ter um nome?

Este tópico é apenas um detalhe. Um nome com certeza sempre vai ter: Ministério de Mulheres da Igreja Tal, Círculo de Oração da Igreja Fulana, enfim. Se você quiser dar uma identidade mais específica ao ministério, pode criar um nome específico para ele.
Antes de começar a buscar ideias, converse com o líder da Igreja e verifique se ele apóia esta ideia. Depois disso ore a Deus pedindo um direcionamento quanto ao nome e faça uma tempestade de ideias, anotando tudo o que vier a cabeça, mesmo parecendo ruim ao primeiro momento. Esta tempestade de ideias pode ser feita apenas com a equipe de líderes ou com todas as mulheres que participarem da reunião de pesquisa.

Tipos de atividades

As atividades para os ministérios de mulheres podem ser variadas. Estou preparando um post com várias ideias para que você possa utilizar, mas no geral, podemos separá-las em:
  • Cultos especiais – Exemplos: Culto Rosa, Culto da Amiga, etc.
  • Seminários - Exemplos: Seminário sobre organização do lar, Retiro, Seminário sobre finanças, etc.
  • Cursos e mini-cursos específicos - Exemplos: cursos de culinária, cursos de idiomas, curso de mecânica para mulheres, etc;
  • Relacionamento - Exemplos: estabelecer grupos de oração, apoio a viúvas, biblioteca para as mulheres, etc;
Enfim, a imaginação é o limite. Peça a Deus para ministrar algumas ideias ao seu coração para que a programação do ministério de mulheres seja diversificada e peça sugestões a liderança da Igreja e as outras mulheres.

O que não fazer

O que não pode acontecer, de maneira nenhuma, no ministério de mulheres, é deixar que a programação, os eventos e as próprias participantes tomem o lugar que é devido ao nosso Senhor Jesus Cristo. Ele deve ser o centro de todas as atividades da Igeja. A glória é somente para Ele. O objetivo do ministério de mulheres é fazer com que as mulheres da Igreja e da comunidade se acheguem a Cristo e caminhem com Ele, de acordo com o propósito Dele para cada uma de nós. Portanto não deixe que atividades ofusquem a Cristo.
Outro fator importante é você reconhecer que nenhuma mulher é igual a outra, sendo assim, atividades que serão consideradas maravilhosas por umas, pode não chamar a atenção de outras. Umas são mais ativas no ministérios enquanto outras não gostam de se envolver. Tudo isto está ligado a personalidade e ao momento que cada uma está passando. Tenha isso em mente e peça a Deus para lhe dar sabedoria para lidar com as adversidades.
Vale também ressaltar que mulheres não são apenas esposas e mães. Existe muito mais por trás disso. Muitas são mulheres com carreiras, solteiras, sem filhos, divorciadas, enfim, isso não significa que o propósito de Deus para a vida delas não está se cumprindo.

Conclusão

Baseando-se em todas as informações que vimos acima, creio que fica clara a importância do Ministério de Mulheres para a Igreja e para a comunidade local. Se a sua Igreja ainda não possui um ministério de mulheres, ore a Deus pedindo um direcionamento sobre o assunto e se já possui, utilize as dicas acima para revisar se necessita incrementar algo.
Agora é a sua vez. Sua Igreja possui ministério para mulheres? E você participa?
This work is licensed under a Creative Commons license.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...