Mas que praga! Acho que tem ratos por aqui

Como eliminar e manter os ratos longe da sua casa

gato e rato
189880 © Wen-ho Yang | Dreamstime Stock Photos

Aí você vai fazer a limpeza rotineira nos armários ou pegar algo na despensa e encontra rastros de ratos por todos os lados. Veja abaixo as possíveis causas e como acabar com esta praga em sua casa.

Ratos até podem ser bonitinhos nos desenhos animados, mas duvido que alguma de vocês acha bonitinho quando encontra aquele camundongo sujo andando pela casa ou dentro de alguma caixa. Mas em uma coisa todas temos que concordar. A presença de ratos são sinais de perigo para saúde ( causam doenças e podem causar acidentes – como um tombo após um susto – como mordidas em crianças ou animais domésticos) e até mesmo para o bolso, pois eles podem atacar roupas, móveis, além de alimentos estocados. Você sabia que eles podem até causar incêndios se roerem cabos elétricos?



Os ratos são animais com grandes habilidades. Conseguem se espremer nos menores cantinhos, escalar móveis, fazer corda bamba em fios elétricos, nadar e mergulhar, além de serem muito rápidos. Aliado a tudo isso se reproduzem com uma facilidade impressionante (até 10 ninhadas por ano) e cada ninhada pode ter de 5 a 12 filhotes e aí sim teremos um problemão.

De onde vem e para onde vão os ratos

Primeiramente é importante saber que existem várias espécies de ratos. Esta informação é necessária para se estudar o tipo de método usado para acabar com ele e prevenir o retorno.

Se você não quer saber detalhes clique abaixo e vá direto ao assunto:

As três espécies mais encontradas nas áreas urbanas segundo a Secretaria da Saúde de Embu das Artes são:
Rattus novergicus - conhecido como ratazana ou rato de esgoto, é a maior das espécies. Abrigam-se em tocas que cavam na terra, em terrenos baldios, nas margens dos córregos, em lixões, sistemas de esgotos, bueiros, entulho, etc.. Alimenta-se basicamente de lixo doméstico.
Rattus rattus - conhecido como rato de telhado, rato de forro ou rato preto, caracteriza-se por possuir grandes orelhas e cauda longa. Como o próprio nome já diz, costuma habitar locais altos como sótãos, forros e armazéns, descendo ao solo em busca do alimento e raramente escavam tocas. Alimenta-se de frutas, cereais e restos de comida.
Mus musculus - popularmente chamado de camundongo, é o de menor tamanho entre as três espécies urbanas. De hábito preferencialmente intradomiciliar, costuma fazer seus ninhos dentro de armários, fogões e despensas. Alimenta-se de restos de comida, disponíveis em fogão, mesa, chão, louças sujas, etc.
(Só eu que que fiquei com nojinho – hehehe)

No geral, o que os “pobres” ratinhos querem é um local seguro para criar os filhotes e viverem uma vida tranquila. Mas não aqui, por favor.

Sinais de infestação por ratos

A não ser que você veja o rato correndo na sua frente, existem alguns sinais que confirmarão se o que você tem é uma infestação por ratos:
        • Ruídos de arranhões: Nas paredes ou nos tetos ou em móveis, provocados pelos ratos correndo de um lado para o outro.
        • Fezes – Os ratos deixam excrementos na forma de pedaços pequenos e escuros, sobretudo junto às paredes e nas áreas onde são mais ativos, como armários de cozinha, debaixo do lava-louças, etc.
        • Odor característico – Os ratos deixam um rastro que libera odor semelhante a amoníaco, que se sente ainda mais em espaços fechados como armários de cozinha.
        • Manchas de gordura - são deixadas em locais fechados, por onde passam constantemente, como nas paredes;
        • Danos – Os ratos têm dentes que crescem continuamente e são capazes de roer madeira, plásticos, cabos e outros materiais duros.
        • Ninhos – Os ratos constroem os ninhos com pedaços de materiais rasgados, como jornais e tecidos e escolhem os locais mais escondidos para instalar os ninhos, como debaixo de geladeiras. É freqüente haver filhotes de rato nos ninhos.
        • Animais de estimação irritados - Seu cachorro está irritado ou agitado e latindo muito a noite? Seu gato também possui sinais de irritação e tem farejado a casa? A presença de animais estranhos é facilmente percebida por eles. Fique atento ao seu comportamento.

Como exterminar ratos

Primeiramente você deve identificar os locais por onde os ratos estão entrando na sua casa e o que os está atraindo para assim evitar novas infestações. Veja aqui Como impedir que retornem.
Tomadas as devidas providencias para evitar que eles retornem, abaixo apresentamos algumas soluções que prometem acabar de vez com os ratos. Vamos dividir entre soluções caseiras e comerciais. Ressaltando que em caso de grandes infestações ou nenhuma das soluções abaixo surtir efeito, vale a pena investir em uma desratização profissional.

Soluções caseiras para acabar com os ratos (ATENÇÃO redobrada com crianças e animais domésticos – não deixe ao alcance deles)

- Gesso: misturar uma parte de gesso com três partes de farinha de trigo, adicione raspas de queijo, farinha de peixe, etc..
- Carbonato de bário: 25g de carbonato de bário, 30g de farinha de trigo ou  milho e água suficiente para fazer uma massa. Faça pequenos bolinhos e coloque no caminho onde passam.
- Banana amassada recheada com cimento.
(Em todas as opções acima, colocar um pouco de água próximo do local, pois o animal sentirá sede e a água que finalizará o processo. Lembre-se de descartar os utensílios que tiverem contato com as iscas e com o animal).
A desvantagem destas iscas é que o rato irá comer e morrer um tempo depois e isso pode ser em qualquer lugar, inclusive na parte mais escondida atrás daquele armário pesado. Deixando um cheiro que você nunca irá encontrar, mas sempre irá lembrar.

Soluções comerciais para acabar com os ratos

- Iscas: existem vários tipos de iscas, mas vale ressaltar que o famoso Chumbinho está proibido de ser comercializado, sendo sua compra e venda consideradas CRIME. Mais informações no site da ANVISA. As restantes são vendidas em supermercados e agropecuárias e possuem inclusive opções que prometem secar o rato e evitar o mal cheiro. Algumas você precisa tirar da embalagem e outras a embalagem fica fechada para que o próprio rato roa e chegue ao produto. Abaixo alguns exemplos:

isca parafinadaParafinada:  Ideal para locais externos. Mata por hemorragia interna.



 isca granulada 
Granulada:  Ideal para ambientes internos. Também mata por hemorragia.



pó quimico Pó químico: Aplicado nos locais por onde o rato passa e encosta. Quando ele se lambe, ingere o pó.


sementes Iscas cereais: mistura de cereais (como semente e girassol, por exemplo), com outros produtos.


- Armadilhas: estas também são variadas, ainda mais com a criatividade do ser humano, novas surgem a cada dia. Sempre fique de olho para ver se pegou algum para evitar o mau-cheiro. Abaixo indico algumas disponíveis no mercado.

downloadRatoeiras: Estas são as clássicas. Podem ser madeira ou metal. Você coloca uma isca, arma e o rato vem buscar e fica preso (na maioria das vezes). Só lembrando que aquela imagem de queijo na ratoeira, não é uma boa ideia, pois o queijo acaba secando e perdendo o atrativo para os ratos. Pode ser reutilizada. A única desvantagem, na minha opinião é você ali, com o corpo do meliante. Acho que isso é coisa para o marido. : )


ratoeira-adesiva-armadilha-pega-rato-melhor-que-veneno_MLB-F-194989184_1744Armadilha com cola: Existem em vários tamanhos e formatos. Desde apenas uma folha com a cola, como essa ao lado, até um tubo como o abaixo cheio de cola, onde o rato fica preso independente de onde tocar. As chances do rato fugir são menores que na ratoeira. Existe também a opção de venda apenas da cola. (Definitivamente tenho dificuldades com a ideia de um corpo)


images
Porta Iscas: você coloca a isca dentro do recipiente e o rato não consegue sair. Existe também em vários formatos e pode ser reutilizado (Igual tem que tirar o corpo para reutilizar o objetoo)





Repelentes eletrônicos:  são aparelhos ou até aplicativos de smartphones que prometem eliminar a praga através de impulsos sonoros. Estes ainda não possuem a eficácia comprovada.

Repelentes orgânicos: a lógica destes é utilizar um hormônio com o odor de um predador dos ratos. Eles sentem o cheiro e caem fora.

Enfim, independente do método que você usar e você pode tentar vários, lembre sempre de manter longe de crianças e animais domésticos. Você pode tentar vários métodos ou uma combinação deles.

Como impedir que os ratos retornem

Como vimos, antes de planejar o extermínio, é importante prevenir novas infestações. Abaixo apresento algumas dicas de como fazer essa prevenção.

* Verificar possíveis entradas: ratos podem entrar na casa através de rachaduras e buracos nas paredes, tubulações ou espaço entre as tubulações e pela porta, isso mesmo, através de frestas e espaços. Para você ter uma idéia, a parte mais larga da cabeça do rato é a cabeça. O restante ele consegue espremer para passar nos menores orifícios.
Veja se você consegue identificar a rota dos ratos e como eles estão chegando até a casa e elimine este caminho fechando e selando o que for necessário. Uma dica é verificar se existe mancha de gordura na borda do buraco. Esta é causada pela oleosidade da pele do rato e um sinal claro que é uma rota regular.
Você pode usar lã de aço para preencher buracos, caso não possa usar um material permanente como chapas de metal, madeira ou cimento. Outra opção também são telas com menos de 1 cm de diâmetro no vão.

* Limpeza dos locais infestados: seja um cômodo inteiro ou um armário é importante limpar e remover todo e qualquer rastro dos ratos. Lembre de usar uma luva e desinfete bem eliminando fezes, urina, pelos e jogue fora alimentos e embalagens que tenham entrado em contato com os ratos. Não use vassouras ou espane para não jogar mais partículas no ar e correr o risco de transmitir mais doenças.
Verifique se houve algum dano ao móvel ou a estrutura e elimine os pontos de entrada conforme o tópico anterior.
Utilize um repelente para ratos (receita abaixo) nos locais que ele costumava visitar (buraco, parede, chão, etc.), isto apagará o rastro que ele utilizava para encontrar o esconderijo e deixará um cheiro desagradável para ele.

Cuidados básicos no dia a dia

- Limpe diariamente o local de preparo e consumo das refeições, eliminando migalhas e acondicionando em recipientes resistentes alimentos pela metade.
- Guarde os alimentos em potes de plástico, vidro ou metal.
- Certifique-se que o lixo está condicionado de forma correta, dentro de sacos plásticos, em latas com tampa e bem fechadas, de preferencia em locais que não entre em contato com o solo.
- Coloque o lixo na rua somente nos horários que irá passar o caminhão coletor. Não jogue lixo a céu aberto ou em terrenos baldios.
- Inspecione e limpe periodicamente locais sujeitos a se tornarem esconderijos de ratos (armários, escrivaninhas, caixas de papelão acumuladas, etc.).
- Mantenha grama e árvores podadas, recolhendo as folhas que caem.
- Não deixar rações e outros alimentos de animais no pote. Deixar este sempre limpo. Fezes de animais também atraem ratos.
- Remova qualquer “ponto quente”, como pilhas de papelão, jornal, madeira, etc..

Repelentes para Ratos

Abaixo algumas receitas caseiras de repelentes para rato. Existem também opções a venda em centros comerciais.
Eucalipto: Os ratos não gostam do cheiro de eucalipto. Você pode expulsá-los de sua casa colocando folhas dessa árvore em locais onde haja evidência da presença de ratos, como por exemplo nos armários da cozinha, na despensa, sob as pias e em qualquer outro lugar onde você ache que os ratos estão vivendo ou passando.
Óleo de Citronela: O óleo de citronela é outro repelente natural eficaz contra ratos, camundongos e outros roedores. Se o problema for na área externa da casa, você pode desencorajar os roedores de invadir o seu jardim acendendo várias velas de citronela. Para uma infestação de ratos dentro de casa, onde acender velas pode ser perigoso, coloque bolas de algodão embebidas em óleo de citronela nas áreas onde a infestação é evidente para expulsar esses roedores do local.
Óleo de Hortelã (de preferencia a pimenta que tem o cheiro mais forte): O aroma forte da hortelã é um meio eficaz para expulsar ratos. Procure por buracos ou rachaduras que os ratos possam estar usando para entrar na sua casa e encha-os com bolas de algodão embebidas em óleo de hortelã. Substitua o algodão com freqüência, já que o cheiro da hortelã acaba rapidamente.
Fonte: EHow
Se mesmo depois de todas estas medidas eles continuarem a retornar, aconselhamos a procura de um serviço profissional de desratização.

E você, tem alguma outra dica para acabar com os ratos?



This work is licensed under a Creative Commons license.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...