Chá de bebê! Como organizei e como você pode organizar

Cha-do-lorenzo
Logo que descobrimos a gravidez já vem os comentários dizendo para não esquecermos de convidar para o chá de bebê. Esta festa tão tradicional antigamente está se tornando opcional para algumas futuras mamães que consideram mais vantajoso utilizar o dinheiro da festa para completar o enxoval do bebê.
Mas há aquelas que, como eu, não abrem mão de compartilhar este momento com familiares e amigos, onde o mais importante é a presença e os presentes são detalhes neste momento especial. Se você é uma dessas ou está ajudando a organizar um evento destes para alguém especial, seguem algumas dicas que foram muito úteis para a organização do meu chá.

O ideal é que alguém organize tudo para a gestante que apenas dará as direções, mas no meu caso organizei tudo sozinha e apenas deleguei funções para meus familiares que me ajudaram no dia. Se você quiser, pode pedir ajuda para uma amiga ou parente para que organize para você. Mas se estiver disposta a tomar a frente, não há nenhum problema nisso.

Planejamento é tudo

Primeiramente, planejamento é tudo. Eu não sou perfeccionista, mas sou muito exigente, então planejo todos os detalhes com bastante antecedência. Isto tem me rendido bastante elogios nos eventos que organizo. :D O bom é começar a organizar com pelo menos dois meses de antecedência. A melhor época para organizar o chá é por volta do sétimo mês, antes das 36 semanas que é o período onde ficamos mais inchadas e pesadas e tendemos a cansar mais.
Você também precisa decidir se fará tudo sozinha ou se contratará alguma empresa especializada, uma consultoria. Estas consultorias são super úteis pois tiram todo o peso e responsabilidade sobre você, mas obviamente que isto aumentará o valor final do investimento no chá. Você pode contratar alguém para fica responsável por toda a organização, apenas pelo dia do evento ou apenas pela decoração. Mas se você não quiser ou não puder investir neste tipo de ajuda, terá que investir tempo na organização para que tudo saia o mais perfeito possível.
O primeiro passo que você tem que tomar é decidir o orçamento para o chá. Esta informação é o que vai nortear todo o resto. Com um orçamento em mente, você poderá optar por contratar um buffet ou decidir fazer a comida em casa, por exemplo. Outra informação é se você irá convidar somente mulheres ou os homens também irão participar.
Após estabelecer o orçamento, você precisa decidir a lista de convidados e data do evento. Mencione a data com aquelas pessoas que você considera a presença indispensável, pois assim evita de descobrir que a sua melhor amiga vai viajar bem no dia que você escolheu para o chá, por exemplo.
Com a quantidade de convidados e data definidos você pode começar a pesquisar o local onde irá realizar a festa e já agendar caso seja necessário. Dependendo da quantidade de convidados você pode fazer a festa na sua própria casa ou na casa de um conhecido. Eu prefiro que os convidados fiquem confortáveis com mesas para quatro pessoas, no mínimo. Mas você pode optar por distribuir apenas cadeiras. O importante é que tenha espaço para todos sentarem e ficarem confortáveis.
Lembrando que a duração da festa não deve ultrapassar 3 horas, para garantir o bem estar da mamãe.

Escolhendo o Tema

Você pode decorar de forma aleatória, mas aconselho que escolha um tema que pode ser um personagem, cores ou qualquer idéia que você tiver. Use o tema na decoração, convites e lembrancinhas. Abaixo algumas idéias que peguei na net, importadas. Gosto de me inspirar em ideias lá de fora pois são diferentes do que vemos por aqui, saindo um pouco da mesmice.
cha-menina
 cha-menina2
 cha-menina3
 cha-menino
 cha-menino2
 cha-menino3

Convites

Os convites você pode encomendar ou fazer você mesma. O do Chá do Lorenzo nós mesmos fizemos. Um sachê de chá.
convite cha Aqui outras idéias de convites:
convite-cha
 convite-cha-menina
 convite-cha-menina2
 convite-cha-menina3

convite-cha-menino
Aqui na minha região é comum colocar a sugestão de presente. Eu prefiro assim. Só tome cuidado em não pedir nada caro. Se for chá de fraldas, peça o tamanho para não correr o risco de ficar com um estoque enorme de um tamanho só. Mas com relação as marcas, se você fizer questão de especificar, dê mais de uma opção. Nem todos tem condições de comprar um pacote de fraldas mais caro e estamos mais interessados na presença do que no presente né?

Opcional: Lembrancinhas

Inicialmente no Chá do Lorenzo, eu iria fazer lembrancinhas, mas acabei desistindo. Mas se você fizer questão, as opções são inúmeras. Abaixo algumas idéias:

Biscoito decorado:

cha-de-bebe-biscoito

Caixa Dourada com Bombom:cha-de-bebe-chocolate

Caixa de Papel com Guloseimas:

Envelope com sementes: cha-de-bebe-semente


O Cardápio

Toda a festa precisa de comida. Baseada no seu orçamento escolha opções práticas tanto para preparar quanto para servir. Opte por algumas opções de doces e outras de salgados. Veja como calcular as quantidades:
  • Bolo: Calcule 60 gramas por pessoa.
  • Doces: Escolha de 4 a 8 tipos e calcule 7 docinhos por pessoa
  • Salgadinhos: Escolha de 4 a 8 tipos e calcule 12 salgadinhos por pessoa
  • Torta Salgada: Uma fôrma de 22cm de diâmetro serve 10 pessoas.

Bebidas

Refrigerantes: 400 ml por pessoa
Água: 200 ml por pessoa
Café: 1 garrafa grande para cada 20 pessoas – Você pode deixar uma garrafa com água quente e separadamente café instantâneo.
Chá: 1 garrafa grande de água quente para cada 20 pessoas – Deixe umas três opções de sachês de chá próximo.

* Se optar por café e chá, deixar próximo açúcar e colherinhas para mexer. Eu utilizei sachets, acho bem mais prático e não faz tanta sujeira. Se quiser pode colocar adoçante também.
Suco: Você pode optar por suco natural em caixinha ou aqueles de pacotinho. Para estes, uma opção é pegar uma bombona de água e encher com os pacotinhos e usar a própria torneirinha do porta-bombona. Calcule 400 ml por pessoa se não houver refrigerante ou 200 ml com refrigerante.
No geral é isso. Vou deixar um modelo de cronograma/check-list para ajudar na organização do seu chá. É só clicar aqui para visualizar.
Clique aqui para ver como foi o meu chá de bebê, lá tem um modelo de programação e algumas brincadeiras. Prometo que farei outro post com mais idéias de brincadeiras.
Não deixem de comentar, enviar suas dúvidas e sugestões. Vamos crescer juntas. Amém
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...