O que aprendi com a Mulher Virtuosa de Provérbios 31

Girl holding out flower, focus on flower in foreground
Hoje quero trazer uma palavra que com certeza você já ouviu e leu inúmeras vezes, mas quero estudá-la com você por uma ótica pouco difundida.
Tenho pedido muito a Deus que me exorte no tocante a ser uma filha e uma esposa melhor, foi quando decidi reler e meditar com mais profundidade nas palavras da mãe do Rei Lemuel e quero compartilhar estas descobertas com você.
A mulher virtuosa nos é apresentada a partir do verso dez, na tradução Almeida Corrigida e Revisada Fiel.
10. Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
No hebraico original a palavra virtuosa é literalmente “força”. Neste caso a força é vista como uma virtude desta mulher que mantém um caráter íntegro. Outro ponto interessante neste versículo é a comparação entre o valor dela e o de finas joias. Com certeza um elogio que todas nós gostaríamos de receber.
11-12. O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
Aqui outra característica especial desta mulher. Será que o nosso marido pode confiar o cartão de crédito a nós? Ou o pagamento de contas, o cuidado com a casa? Já ouvi vários testemunhos de maridos que quando viam a esposa tinha gasto até o dinheiro que não tinham com roupas e sapatos, a prazo, afundando o casal em dívidas. Não que o comprar esteja errado, mas comprar sem o consentimento do esposo, ou melhor sem um acordo entre o casal, com certeza trará dores de cabeça para a família. E este é só um dos exemplos de cuidados que devemos tomar para conquistar a confiança do nosso esposo.
13. Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.
É impressão minha ou esta mulher fazia tricô e crochê? Os trabalhos manuais fazem parte da rotina e ela faz tudo com boa vontade.
14 – 15. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. E quando ainda está escuro, ela se levanta, e dá mantimento à sua casa, e a tarefa às suas servas.
Ao comparar a mulher virtuosa com um navio mercante, a mãe do rei Lemuel está dizendo que esta mulher não é preguiçosa e muito menos ansiosa, pois a jornada de um navio mercante é longa, mas com toda certeza produtiva. Outra característica é que ela é uma das primeiras a levantar na casa, prepara o café da manhã e organiza a rotina de todos para o bom andamento dos afazeres diários.
16. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
Ela faz negócios e investimentos com o dinheiro que ganha.
17. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
Ela não é sedentária.
18 - 19. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
Ela prova que sabe administrar os seus negócios, pois faz uma espécie de teste de qualidade com os seus produtos, além de estar sempre alerta (lâmpada que não se apaga de noite). Novamente, trabalhos manuais. Pois o fuso e a roca são utilizados juntos para fiar um tecido. Mas muito mais que isto, fala que a mulher virtuosa não foge do trabalho.
20. Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.
Mesmo com a sua rotina corrida, ela tem tempo de ser caridosa e misericordiosa com os necessitados.

21 – 22. Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.
O escarlate é o mesmo que vermelho sangue e na antiguidade e idade média, esta cor era reservada apenas para nobres e ricos. Sendo assim, podemos entender nesta passagem que toda a família da mulher virtuosa possuía roupas de qualidade. Aqui novamente a mulher virtuosa apresenta-se como hábil nos trabalhos manuais e termina dizendo que suas roupas são de belas e de qualidade. A questão da beleza é muito deturpada no meio cristão, chegando as vezes serem citadas passagens da Bíblia de forma deturpada para justificar a falta de cuidado com o corpo e a beleza feminina. Mas através deste verso, vemos que a mulher virtuosa se vestia bem, tendo um cuidado especial com a sua apresentação, principalmente para o seu marido.
23. Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.
Esta mulher não envergonha o seu marido e por isso ele é estimado entre os anciões.
24. Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.
Aqui um exemplo claro dos produtos vendidos por ela. Isto é, o trabalho manual era tanto para a família, uso pessoal, quanto para contribuir com o sustento da casa.
25 – 27. A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro. Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.
Esta mulher virtuosa é digna, forte, age com sabedoria e ensina de forma amorosa aos seus filhos. E ela sorri ao pensar no futuro pois vive o que está em Mateus 6.33 que diz: Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas e mesmo com esta rotina, ela administra tudo com louvor e não é preguiçosa.
28 – 30. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.
O que pode ser melhor do que ser reconhecido por nossos filhos e maridos como uma mulher excelente e servir como exemplo a eles? Ao contrário da mulher descrita em Provérbios 11:22 que diz: Como joia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição, a mulher virtuosa usa belos vestidos, provavelmente belas joias para se adornar, mas a sua beleza interior sobrepõe toda a beleza exterior.
31. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.
Aqui o cumprimento da promessa do Salmo 128. 2, onde comeremos do trabalho de nossa mãos e seremos felizes e prósperos. E não precisaremos fazer propaganda para sermos reconhecidas.
A ênfase do trabalho manual é contexto da época e obviamente o seu trabalho irá depender da sua vocação, daquilo que você gosta de fazer, mas é importante ressaltar que este trabalho não deve conflitar com as suas atribuições como esposa e mãe. Peça ao Senhor que te revele em qual área você pode trabalhar sem que isto interfira na rotina familiar. Peça ao Senhor também que te molde neste exemplo de mulher que é a mulher virtuosa. Sem esquecer que você é a auxiliadora do seu marido, foi levantada como ajudadora e que ele é responsável pela liderança e provisão da casa. Mas você deve ajudá-lo a obedecer a palavra de Deus, realizar os ministérios espirituais, como companheira, confidente e maior incentivadora.
Reveja os versículos que estudamos e peça para o Senhor lhe ajudar naqueles que você tem mais dificuldades. Tenho certeza que a sua família será tocada e abençoada pela sua atitude.
Não deixem de comentar e enviar suas dúvidas e sugestões. Vamos crescer juntas. Amém?
This work is licensed under a Creative Commons Attribution By license.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...