Já perdi as contas de quantas vezes ouvi isso em uma sala de aconselhamento ou em uma conversa informal. Já ouvi inclusive mulheres desejando a morte do marido para que pudessem casar novamente.
![]() |
Image courtesy of David Castillo Dominici at FreeDigitalPhotos.net |
Independente do tipo de atitude dele, será que temos o direito de julgá-lo e sentenciá-lo como indigno de estar ao nosso lado? Ao ler o testemunho da cantora Eyshila, postado aqui no blog (Leia Aqui), algumas expressões usadas por ela me chamaram a atenção. O mesmo se repete ao ler o livro Viúva de Marido Vivo da Pastora Micheli Schukosky. (Leia Aqui)
Estou casada a quase dois anos, mas já vivenciei alguns momentos em que tive que por em prática todo o amor que eu dizia sentir pelo meu marido. Não cheguei a extremos como os passados pela Eyshila ou pela Pastora Micheli, mas foram momentos difíceis de adaptação para nós dois, onde a nossa maior dificuldade foi ele assumir o papel de liderança dentro de casa e eu vencer a minha vontade de liderar quando ele não o fazia.
Uma vez, ao participar de um estudo sobre o espírito de Jezabel e o comportamento de algumas mulheres dentro de casa e da Igreja, uma das participantes levantou o questionamento sobre o fato de que, se ela não paga as contas o marido não se meche. A pastora que estava pregando fez o desafio: experimenta deixar cortarem a luz e a água ou seja lá qual for a conta, para ver se ele não se meche. Muitas de nós tomamos a frente por não aguentar ver as coisas paradas, mas experimente cumprir apenas o seu papel como esposa e deixar o papel dele para que ele faça. Você verá grandes resultados. Mas é importante que você cumpra o seu papel com excelência.
Temos o incrível poder de esperarmos os outros para então cumprir o nosso papel. “Se ele for um bom marido, eu faço amor com ele”. Aonde que está escrito isso? O importante é que cada uma de nós cumpra o seu papel, pois o casamento não foi feito para que você seja feliz e sim para que você faça o seu esposo feliz. A sua felicidade será a consequência da felicidade dele. Difícil, né? Mas você já deve ter lido o seguinte trecho na Bíblia:
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.1 Coríntios 13:4-7
Basta “apenas” que coloquemos em prática cada uma destas verdades. Pararmos de reclamar, de nos vingar (deixar de fazer algo porque ele não merece), aprendermos a perdoar e relevar cada atitude.
Olha o que diz cada um desses Provérbios:
Melhor é viver no deserto do que com uma mulher briguenta e amargurada. Provérbios 21:19
A esposa briguenta é como o gotejar constante num dia chuvoso; Provérbios 27:15
Normalmente, os homens que estão passando por estas dificuldades, se sentem impotentes e sabem que estão errados, mas não conseguem se posicionar. E a pior coisa para eles é ouvir alguém repetindo aquilo que eles já sabem e dizendo o que eles tem que fazer. Principalmente se esse alguém for a esposa, pois eles não podem deixar que ela saiba que ele está vulnerável.
Algumas frases ditas pela Eyshila e pela Pastora Micheli me chamaram atenção. Primeiro Eyshila conta que ouviu a seguinte frase do marido:
Já tentei sair das drogas, tentei, e não vou conseguir sair nunca. Então você decide ficar casada com um viciado ou se separa. Não vou largar as drogas. Eu gosto e me sinto bem. Tanta gente no meio artístico consegue continuar vivendo assim, então, vamos conseguir.
Creio que nesse ponto, muitas já teriam desistido e usado isto como desculpa para o divórcio e deixar tudo para trás. Mas preste atenção na atitude que ela tomou:
Ouvir isso foi a pior afronta que já recebi na minha vida! Era como se o diabo estivesse falando comigo. Então, percebi que a minha luta não era contra o meu marido, mas contra o diabo. Precisava usar armas mais poderosas do que brigar e argumentar, precisava fazer uso da oração. Também tomei a decisão de ser a mulher mais amorosa do mundo. Pensei comigo mesma: “Vou ser disponível, vou fechar todas as brechas, vou orar e jejuar.” Então deixei de ouvir música secular e assistir novelas. Quebrei todos os meus CDs não cristãos. Deus colocou no meu coração que eu precisava encher a minha casa de adoração. Passei a limpar a casa orando e consagrando tudo a Deus. Peguei inúmeras vezes trouxas de drogas e jogava no vaso sanitário. Com o passar do tempo deixei de jogar fora e pedi a ele que usasse dentro de casa. Achava mais seguro, ele usar em casa do que ser pego na rua. Então, enquanto ele usava drogas, eu ficava no quarto orando e intercedendo pela vida dele.
Ao invés de lamentar e se entregar, ela resolveu se entregar ao Senhor e agir como uma esposa sábia, da mesma forma que 1 Pedro 3:1-2 nos instrui:
Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês.
O mesmo comportamento é testemunhado pela pastora Micheli.
Estamos sempre PRONTAS para receber flores, para ser elogiada, mas NUNCA para SERVÍ-LO com amor INCONDICIONAL, sem cobrança, apenas pelo fato de que AMÁ-LO e SERVÍ-LO nos completa. Assim venci minha viuvez, assim ressuscitei meu casamento e a alegria de vivê-lo no Senhor! Parei de ungir coisas e comecei buscar para minha vida A PRESENÇA DE DEUS e sua unção para que através de mim, de minhas atitudes e exemplos de esposa zelosa meu esposo pudesse ser alcançado e transformado, como diz a bíblia no livro de 1 Pedro 3:1.
Eu sei, minha cara leitora, que passa por um momento semelhante a estes, que é difícil acreditar que algo vai mudar, que um dia você vai ser feliz, mas confie no papai. Ele tem o melhor para ti e podes acreditar que o melhor é este homem que está ao teu lado. Vocês ainda viverão muitas alegrias juntos e o teu testemunho irá abençoar a vida de muitas mulheres assim como os que citei acima.
A última frase que quero citar é a seguinte, dita pela Eyshila:
Decidi que não compartilharia nada do que estava vivendo com ninguém. Porque o Senhor havia dito ao meu coração que eu perdoaria meu marido quando ele fosse liberto, mas as pessoas de fora continuariam com raiva. Não queria expô-lo, por isso me calei.
Esta é uma das partes mais difíceis. Nos calar. Você até pode se aconselhar com alguém de sua confiança, mas tome o máximo de cuidado, pois muito irão julgá-lo e te julgar por algumas atitudes e com certeza, quando ele for visitar a sua igreja, se todos ouviram falar do quanto ele não presta, ele irá perceber e provavelmente não irá voltar mais.
Então, guarde a vida do seu marido, interceda por ele e creia que o nosso Pai Celestial agirá em teu favor.
E então aceita o desafio? Não deixem de comentar e enviar suas dúvidas e sugestões. Vamos crescer juntas. Amém?
Textos bíblicos na “Nova Versão Internacional” - NVI
querida Deus a abencoe!
ResponderExcluirAmém Rosanna. Muito feliz por ter você aqui no nosso blog.
ResponderExcluirMaravilhoso estudo, Deus abençoe sua vida!
ResponderExcluirOlá Grazi, que bom que você gostou. Fique a vontade para participar do nosso blog.
ResponderExcluir