Noite da Família: Tempo de qualidade com quem você ama

ID-10033418
Image courtesy of photostock at FreeDigitalPhotos.net
Com a rotina do dia-a-dia, fica cada dia mais difícil tirar um tempo para ficar juntos de nossos familiares. E estamos falando aqui de tempo de qualidade onde estão presentes corpo e mente e nossos esforços são dedicados a curtir um ao outro, conhecer um pouco mais de cada um, falar sobre o dia-a-dia, sobre a escola, trabalho, sonhos, medos, dar boas risadas e muito mais.
Este tempo é muito importante para criar e fortalecer vínculos tanto entre o casal quanto com os filhos. Quando a rotina é estabelecida e todos se preocupam com os seus próprios afazeres sem lembrar que outras pessoas moram ali e também possuem sentimentos, nos tornamos desconhecidos para a nossa própria família e perdemos preciosos momentos de comunhão.

Tempo de Qualidade: demonstração de amor

Se você já leu o livro “As Cinco Linguagens do Amor” de Gary Chapman, sabe que para muitas pessoas o Tempo de Qualidade é a linguagem principal de muitas pessoas (eu, por exemplo ), apesar de não ser a linguagem principal de todos, o tempo de qualidade estabelece vínculos com nossos familiares. Por exemplo, se você tem tempo de qualidade com os seus filhos, desde de pequenos, com certeza, quando eles se tornarem adolescentes, confiarão em você para contar todos os anseios e dúvidas desta fase, pois sabem que podem contar com os pais, que eles prestam atenção no que acontece a eles e se importam.
De modo geral, você deve tirar um tempo de qualidade com o seu esposo (sem filhos) e com cada filho em particular, mesmo não sendo a linguagem principal deles, mas hoje iremos focar no tempo de qualidade em família.

O melhor momento

Você e seu esposo devem decidir juntos, qual o melhor dia para reunir a família. Pelo menos um período, uma vez por semana. Algumas pessoas escolhem apenas uma noite, outras um dia inteiro. Há também a possibilidade de além de tirarem uma noite por semana, marcar uma frequência de um sábado ou domingo por mês, para ficarem juntos o dia inteiro ou um final de semana a cada 02 meses para viajarem, enfim, vocês conhecem a rotina e as possibilidades, mas o importante é que sejam mais de quatro horas por semana, ininterruptas.

Nada de TV, celulares e distrações

Esta é uma das partes mais importantes para o sucesso deste momento. Desligue TV (a não ser que seja uma sessão de cinema, claro), celulares, computadores e similares. Este é um momento a ser aproveitado, então nada de distrações.

Não adiar

É importante também que este momento não seja adiado ou deixado de lado (a não ser por um grande motivo). As crianças precisam aprender a respeitar compromissos e ver que para os pais este momento é importante e prazeroso.

Temas

Para que as reuniões não sejam monótonas, varie o tema. Sessão de cinema, jogos bíblicos, passeios, noite da pizza, noite dos talentos, enfim, as idéias são inúmeras e estaremos sempre dando sugestões para vocês aqui no blog. Deixe a criatividade dos filhos aflorar e peça sugestões a eles também.
E você, de que forma passa tempo de qualidade com a família?
This work is licensed under a Creative Commons Attribution By license.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...