Como higienizar frutas e verduras

Cestos de vegetais

Parece algo simples, mas você sabe como higienizar as frutas e verduras antes do preparo?

É comum vermos cozinhas aonde as verduras são apenas “passadas” embaixo da água corrente antes de ser levada a mesa, mas como não temos total controle da procedência, é necessário efetuar uma higienização antes de prepararmos os alimentos para evitarmos contaminações por bactérias ou ainda a ingestão de agrotóxicos e pesticidas.
Primeiramente, é necessário que você tome cuidado no momento da compra destes itens.
Não há como saber quem tocou nos alimentos que vamos consumir (humano ou não), sendo assim é válido seguir as dicas abaixo:
  • Lave bem as mãos com água e sabão antes de manusear os alimentos.
  • Faça a higienização dos alimentos assim que chegar do mercado, pois como ficam expostos, em caso de estarem contaminados, podem contaminar o restante dos alimentos da sua geladeira.
  • Lave os vegetais em água corrente, limpando bem a casca/folhas (individualmente em ambos os lados), retirando vestígios de terra, pedaços machucados, vestígios de agrotóxicos e larvas.
  • Os legumes que possuem casca mais resistente e rugosas, podem ser lavados com auxílio de uma escovinha.
  • Após lavá-las, deixe de molho por 15 minutos em uma solução contendo uma colher de sopa rasa de água sanitária ou duas colheres de sopa rasas de hipoclorito de sódio em um litro de água potável.
  • Aquela solução clássica feita com vinagre não elimina as bactérias, apenas auxilia na limpeza. Sendo assim, o ideal é usar a solução acima com água sanitária ou hipoclorito de sódio. Após isso, pode-se deixar na solução de vinagre por mais alguns minutos.
  • As uvas são um caso a parte, pois alguns cachos são bem fechados e podem conter teias de aranha no meio, o que não resolve apenas com água corrente ou deixar em solução. O ideal é lavá-las uma a uma sem tirá-las do galhinho.
  • Se você compra vegetais ensecados, vale efetuar esta limpeza também, a não ser que você confie muito na procedência dos alimentos. Neste caso, evite também comprar vegetais picados, pois se a higienização da casca não é feita de maneira correta, haverá a contaminação da polpa.
Se você tomar estes cuidados simples, com certeza a saúde da sua família irá agradecer.
Não deixem de comentar e enviar suas dúvidas e sugestões. Vamos crescer juntas em Deus. Amém?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...