Como Armazenar Frutas e Verduras

photo_21827_20120612
Já falamos em post’s anteriores sobre como comprar e higienizar frutas e verduras.
Perdeu algum post, seguem os links:
Agora iremos falar sobre o armazenamento dos vegetais, principalmente os frescos que trazemos da feira.

geladeira

Frutas e legumes prontos para o consumo devem ser armazenados na geladeira, pois o frio retarda o processo de deterioração, enquanto que os vegetais que ainda estão em processo de amadurecimento, devem ficar do lado de fora, em fruteiras.
Os que ficarem na geladeira devem ser guardados em recipientes plásticos ou de vidro com boa ventilação, que possam ser lavados e refrigerados.
No caso das folhas, após a higienização, seque-as (manualmente ou em uma centrífuga) e guarde-as em um recipiente não muito apertado, forrado com toalha de papel para reduzir a umidade.
Em todos os casos, tente colocar na parte inferior da geladeira ou no espaço determinado pela fabricante do seu refrigerador.
Segundo o Jornal Local, vale ainda as seguintes dicas:
    • Bananas e mangas soltam gás, e na geladeira se não estiverem embaladas individualmente, prejudicam os outros produtos.
    • Cenouras, Beterrabas, Berinjelas, Chuchu, Jiló, Pepinos, Pimentões, Tomates, Vagens, e outros embaladas em filme plástico ou embalagens plásticas, hermeticamente fechadas, podem durar até um mês  na geladeira.
    • Já para a boa preservação dos morangos, o ideal é eliminar as folhinhas, higienizar e colocar em uma embalagem plástica com tampa sua durabilidade pode chegar ate 15 dias no refrigerador.
    • O limão se embalado e colocado em um refrigerador se mantém verdinho por até 30 dias.
    • A mandioquinha, colocada em um recipiente com água gelada e no refrigerador, não perde sua aparência e não fica escura a sua casca.

Mesmo seguindo as regras passou do ponto? Diga não ao desperdício

Se o tempo passou e os alimentos já não estão mais com aparência de frescos, você pode cozinhá-los e ganhar pelo menos mais 03 dias de consumo. procure alternativas. Uma banana passada pode virar um doce, uma berinjela uma compota e assim por diante.
Fontes Consultadas: Unilever, Canal GNT e Jornal Local.
Não deixem de comentar e enviar suas dúvidas e sugestões. Vamos crescer juntas em Deus. Amém?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...