Série Cardápio Semanal - 1ª parte - Porque fazer?


Uma das primeiras dificuldades que passei ao casar foi escolher as refeições de forma saudável, sem torná-las repetitivas. Lembrei que minha mãe tinha umas revistinhas com receitas que traziam o cardápio mensal. Pensei no quanto gostaria de comprar umas atuais. Mas na era da informação, com a  Internet a nossa disposição, porque não criar um? Foi aí que surgiu a idéia de planejar um cardápio semanal para nós.

 
 As vantagens são:
  • Variação nas receitas, evitando a monotonia do Arroz com Feijão todos os dias.
  • Otimização do tempo no preparo das refeições tendo em vista que você não precisará ficar pensando no que fazer e se tem os ingredientes necessários.
  • Economia na hora de fazer as compras, pois você saberá todos os ingredientes necessários, evitando assim desperdícios.
  • Possibilidade de planejar um cardápio mais saudável que supra as necessidades alimentares de todos da família.
Antes de iniciar a escolha das receitas, temos que conhecer os grupos alimentares.Que são formados por:

Grupo dos Cereais, pães, tubérculos e raízes: Neste grupo estão as principais fontes de carboidratos. Fontes de energia, cada refeição deve possuir pelo menos 01 representante deste grupo. Devendo ser consumidas de 05 a 11 porções diárias. Exemplos de alimentos: Arroz, pães, biscoitos, macarrão, batatas, etc.
Grupo das Hortaliças: Os alimentos deste grupo são ricos em água, possuem poucas calorias e são ricos em fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde e a prevenção de doenças. Recomenda-se o consumo de 03 a 05 porções por dia.
 Grupo das Frutas: Assim como as hortaliças, possuem vitaminas e outras substâncias essenciais para o nosso organismo. Podem ser consumidas como sobremesas e em lanches. De 03 a 05 porções por dia.
Grupo dos Leites e Derivados: Ricos em Minerais e proteínas, auxiliam na formação dos tecidos musculares, nervosos e ósseos. Além de auxiliar na prevenção de doenças como a Osteoporose. Recomenda-se de 02 a 03 porções por dia.
Grupo das Carnes e Ovos: Alimentos ricos em proteínas, necessários para a formar e regenerar os tecidos. Deve se ter cuidado com as fontes de gorduras saturadas e colesterol, devendo sempre dar preferência as carnes magras, aves e peixes. Recomenda-se de 02 a 03 porções por dia.

Grupo dos Óleos e Gorduras: Os alimentos deste grupo, bem como os Doces, são altas fontes de energia, mas em compensação são armazenados como tecido adiposo, estando associados ao ganho de peso. Deve se ter preferência por gorduras de origem vegetal que são ricas em gordura mono e poliinsaturadas que auxiliam  no controle do LDL, o colesterol ruim. Deve-se consumir 01 a 02 porções por dia.
Grupo dos Açúcares e Doces: Conforme falamos anteriormente, são fontes de energia, mas não fornecem nutrientes consideráveis. O consumo deve ser moderado. De 01 a 02 porções por dia.
Estas porções devem ser distribuídas durante todo o dia. Recomenda-se 06 refeições diárias divididas em:
  • Café da Manhã
  • Lanche da Manhã
  • Almoço
  • Lanche da Tarde
  • Janta
  • Ceia
Se você assiste filmes e seriados americanos, deve ter notado que eles normalmente jantam cedo, por volta das 19 horas. Este é o correto, sendo que a ceia é uma refeição leve antes de dormir. Confesso que ainda não consegui convencer o esposo a jantar neste horário, onde ele ainda insiste em tomar café da tarde.

Outro detalhe importante é que o intervalo entre as refeições não deve ultrapassar 04 horas. Muitas pessoas, na correria do dia a dia ou mesmo fazendo dieta por conta própria, pulam refeições. Isto não é nada saudável,pois o corpo necessita de energia e nutrientes de forma regrada e comendo em uma frequência maior, você sente menos fome entre as refeições e consequentemente acaba comendo menos.

Bom, agora que já conhecemos os grupos, a quantidade recomendada por dia, já podemos começar, certo? Errado!!! 

Como somos mulheres buscando a excelência no cuidado com a família, vamos aprender no próximo post, quanto equivale cada porção. Claro que se você é um cozinheira experiente, já sabe calcular automaticamente. Mas vamos pensar nas moças recém-casadas ou nas noivas que estão se preparando para edificar o novo lar. OK?

Não deixem de comentar e enviar suas dúvidas e sugestões. Vamos crescer juntas. Amém?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...