Série Cardápio Semanal - 3ª Parte - Calculo das Necessidades Diárias de Energia

Tá certo. Aqui está parecendo um daqueles blogs de dietas, né? Falando em cardápios, calorias. Mas pense que estamos empenhadas em melhorar a qualidade de vida da nossa família e suprir as necessidades diárias de cada um de forma a mantermos uma vida saudável.

Já falamos nos post`s anteriores sobre:

- Porque fazer um cardápio?
- Como calcular porções?



Nosso último post antes de aprendermos a montar cardápios é sobre o Cálculo de Necessidades Diárias de Energia de cada indivíduo. Se você notar, sempre no rótulo dos alimentos, aparece uma tabela de informações nutricionais que é por padrão (na maioria das vezes) baseada em uma dieta de 2.000 calorias, mas as nossas necessidades diárias podem ser maiores ou menores que isto. Estas necessidades variam de acordo com nossa idade, altura, peso (real ou ideal ou desejado, em caso de dietas) e atividades físicas que praticamos ao longo do dia ou semana. Desta forma, cada componente do grupo familiar (esposo, filhos, etc) terá um valor de necessidade diária de energia. É interessante que você compartilhe com eles estas informações, a fim de que eles entendam e também auxiliem no monitoramento pessoal.

Visite a página Calculo de Calorias do Site Dieta e Beleza e utilize a calculadora para saber o valor estimado de calorias necessárias para cada membro de sua família.Claro que estes valores são estimativos, nada substitui uma consulta com um bom nutricionista, mas desta forma, podemos nos basear para a produção de cardápios que não sejam calóricos demais e nem de menos. Pois sabemos que "ser magro" não é sinônimo de "ser saudável".

No caso lá de casa, onde somos eu e o esposo ficou assim:

Eu - aproximadamente 1873,3 calorias
Bem mais que as 1200 calorias que o marido achava que eu merecia.. hehehe

Esposo - aproximadamente 2601,3 calorias.
Ok, quase 1000 calorias a mais, então eu já sei que ele pode repetir. Eu não. A não ser que eu comece uma atividade física regular. Pois estou praticamente sedentária.

Sendo assim, ao preparar os alimentos devo sempre preparar o suficiente para os dois para que ao longo do dia estas necessidades diárias sejam supridas. O ideal é que as calorias sejam divididas da seguinte forma:

O café da manhã deve ser responsável por 20% das calorias do dia
Lanche da manhã 5%
Almoço com 30 a 35%
Lanche da tarde 10 a 15%
Jantar 20 a 25%
Ceia 15%

Isto é, em uma dieta de 2000 calorias ficaria dividido assim:

Café da manhã  20%  - 400 kcal
Lanche da manhã 5% - 100 kcal
Almoço com 30 a 35% - 600 kcal
Lanche da tarde 10 a 15% - 200 kcal
Jantar 20 a 25% - 400 kcal
Ceia 15% - 300 kcal

Lembre isto é apenas uma base. Não é necessário ficar contando calorias o tempo todo, a não ser que esteja em uma dieta muito rígida. Esta informação serve como base para o preparo de refeições que não contenham muitas calorias acumuladas.

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